sábado, 1 de dezembro de 2007

II Passeio TT "Serra do Cimal" - 01 de Dezembro

Dia 01 de Dezembro, sábado feriado, Savariz, em Castro Daire, acolheu o II Passeio TT "Serra do Cimal". Meia centena de viaturas lançaram-se à aventura por trilhos caprichosos num dia em que nuvens e nevoeiros eliminaram qualquer amostra de Sol e a possibilidade de apreciar as belíssimas paisagens que o trajecto tinha para oferecer. Está aí uma boa desculpa para voltar...

Só faltou o Sol...
.
Nesta localidade da freguesia de Reriz, a caravana acabou por ser constituída sobretudo com "a prata da casa", que se repartiram por perto de 30 jipes e uma vintena de motos, com domínio para os quads.
.
Na sua segunda edição, este "Serra do Cimal" conta com a organização da Associação Social Desportiva Cultural e Recreativa de Savariz, conjuntamente com o Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, estando inserido no calendário oficial da FPTT (Federação Portuguesa de Todo Terreno Turístico).
.
O passeio propriamente dito estava reservado para a manhã, num percurso fitado e com placas somando um total a variar entre 50 km para os jipes e os 70 km para as motos, com partida e chegada em Savariz, passando por zonas de Reriz, Rebouço, Solgos, Rompecilha, Pesos, Ladreda, Fermontelos, Senhora da Penha, Mosteirô e Pepim.
Não foi preciso muito tempo para a caravana se deparar com a primeira dificuldade, uma picada que mostrou a toada do dia, em que mais que um "passeio" [passeio, rota, raid, trial] o trajecto roçou antes a categoria de "raid", dadas as condições do piso: muito solto ou arenoso.
.
De certa maneira o número relativamente baixo de viaturas presentes acabou por facilitar a jornada para os participantes e tornar este num dia extremamente positivo. O percurso preparado teve um pouco de tudo, com mais uma picada a merecer alternativa, depois de uns momentos mais rolantes, com um constante "sobe e desce" que por vezes merecia uma preparação especial e com pequenas dificuldades que se iam sucedendo.
.
A manhã acabou por ficar marcada pelas condições atmosféricas que, se por um lado, levaram à impossibilidade de apreciar as vistas, por outro apresentavam temperaturas bem amenas para a época e davam as condições ideais, por exemplo de humidade, para percorrer os trilhos que constantemente exigiam a atenção dos condutores.
Curiosamente, por regra, não foram os pontos mais quentes que mais dificuldades causaram (afinal é para isso que se criam as alternativas) mas sim algumas zonas dos próprios trilhos que deram mais trabalho, seja pelo "fugidio" piso, seja pelas "crateras", seja pelo próprio traçado estreito.
.
A verdade é que este percurso, onde até houve pisos variados, acabou por "saber a pouco" mas de tão bom que estava. É que o tempo "voou" até à hora de almoço, que teve direito a música ao vivo e tudo... O porco no espeto, acompanhado de batata assada, recompôs a comitiva que não perdeu muito tempo em rumar à pista de trial que iria ocupar a tarde.
.
Esta pista mostrou não estar ao alcance de todos os que se aventuraram, primeiro num sentido e depois em sentido contrário, sendo a segunda volta ainda mais complicada.
Os "poços" criados foram o prato forte e o ponto de maior interesse do público, que apareceu em bom número, sendo que uma zona em particular, com água, foi o obstáculo que mais viaturas impetuosas deteve.
.
Outro "poço", já à volta e depois de uma subida impossível, deu mais trabalho a entrar do que a sair...
Finalizando, este foi um dia extremamente positivo em termos de Todo Terreno mas com a componente Turística reduzida sobretudo pelas condições atmosféricas, estando de parabéns a organização, nomeadamente a Associação Social Desportiva Cultural e Recreativa de Savariz, que apesar de este ser o seu segundo evento já mostrou alguns pormenores, como a presença de uma equipa médica, que denotam estar alguns pontos à frente até de muitas outras que andam nisto à mais tempo.
.
PONTUAÇÃO (0-5):
PERCURSO TOTAL: 3
Zonas difíceis: 4
Passagens de água: 2
Paisagens: 2 (devido a condições atmosféricas)
Grau de dificuldade: 3
ORGANIZAÇÃO TOTAL: 4
Roteiro (Fitas+placas): 4
Apoio no terreno: 4
Bombeiros: 3
Apoio médico: 3
Refeições: 4
Alojamento: n.d.
.
Notas à organização:
1) Há que acabar com o vício de que, em Portugal, nada começa a horas. E menos de um quarto de hora de atraso deve ser, para já, uma meta. (Pedimos desculpa por termos que repetir tantas vezes esta nota)
2) Um "briefing" até pode ser breve, bem disposto, mas é fundamental para lembrar o regulamento do evento e reforçar questões ambientais e de civismo.
3) Uma pista de trial deveria estar toda bem marcada, sobretudo para que o público esteja em lugares seguros e não atrapalhe as viaturas.
4) Só uma pista para ocupar uma tarde acaba por ser pouco, especialmente quando ainda há jantar. Se se tem que aproveitar para fazer a pista enquanto é dia por que não ter um curto percurso nocturno extra?
.
Aprecie o FotoFilme



Ver FotoFilme noutra localização 01

Ver FotoFilme noutra localização 02 (Sem Som)

...


Conheça aqui o
Vencedor 2º Passatempo CentralTT que foi a este evento de borla!!!
...

Receber Boletim Informattivo CentralTT