domingo, 11 de novembro de 2007

Apresentação Oficial da Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil - 11 de Novembro

Desde o 11 de Novembro que quem ouvir falar em Judas 4X4 deve pensar em Leomil, em Moimenta de Beira. É esta a marca que a Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil quer deixar no mundo do Todo Terreno, tendo sido dada a conhecer num dia em que 130 viaturas marcaram presença nesta iniciativa. Números ainda mais surpreendentes se considerarmos que esta foi uma Apresentação Oficial de uma nova organização.

Também o Sol veio dar as boas-vindas neste domingo em que quase 180 pessoas decidiram, distribuidas por quase 68 jipes, 34 quads e as restantes em duas rodas, conhecer a mais recente agremiação aventureira do distrito de Viseu, que preparou um dia recheado de actividades onde o convívio foi a pedra de toque.
.
Depois da concentração no Largo do Outeiro, onde foram recebidos os aventureiros e feitas as respectivas apresentações, parte a vasta comitiva uma voltinha pela zona, que também são terras conhecidas como sendo do Demo. A Serra de Leomil mostrava-se imponente, exigindo uma mais que obrigatória visita neste dia que, ainda antes do ponto alto da manhã, teve a sua primeira paragem programada para "Rapar o Pote" em Semitela, onde especialmente uma sopinha quente fazia milagres nesta altura da jornada ainda muito fresca.
.
A caravana estava comprida, facto que por si acaba normalmente por significar bastantes paragens em pontos um pouco mais complicados, mesmo que a dificuldade fosse mínima, ou seja, de puro passeio.A fluidez do dia até acabaria por ser razoável, não tivesse sido sacrificada em várias ocasiões por alguns elementos que, metendo a educação numa gaveta e não respeitando os presentes, alegremente decidiam parar no meio do caminho, travando assim, sem necessidade, quem queria continuar.
.
O traçado presenteava os aventureiros com belíssimas paisagens e horizontes a perder de vista, quase a cada curva do caminho, nuns trilhos ainda poeirentos que mostravam assim as marcas de um Outono de sabor a Verão.
O destaque na parte matinal estava colocado numa Acção Ecológica em que os presentes estavam convidados a ajudar na plantação de árvores. No entanto, com tanta gente empenhada, acabaram por esgotar-se as plantas, para grande desgosto de alguns dos presentes que partilham esta forma de estar que esta organização quer vincar nas suas iniciativas.
.
Aberto o apetite, era tempo de rumar a Beira Valente para "Encher o Fardo".
De novo em marcha, uma zona de água pontuava no caminho de volta ao ponto de partida, dando assim a oportunidade de molhar bastante bem mais que as rodas, para aqueles que não dispensam uma boa passagem de água. Também aqui se mostrava ainda uma opção de seguir por um pequeno troço, com piso dominado pelas pedras, que obrigava muitas vezes a uma queixa partilhada pelas suspensões e pelas carroçarias.
.
Já em Leomil e com a luz do dia a fugir aguardava uma pista de obstáculos, artificial e variada, que contava com uma boa audiência local. Aqui foi então possível dar asas aos ímpetos mais trialeiros e apreciar alguns bons momentos de conquista de dificuldades que não estando ao alcance de todos, com o tempo e com o "abuso" de alguns participantes, acabaram por se mostrar nalguns casos intransponíveis. Para terminar o dia, o regresso ao Largo do Outeiro para um lanche ajantarado onde não podiam faltar as sazonais castanhas, fechando em beleza este dia de apresentação desta nova entidade que já é um dos membros mais recentes da FPTT (Federação Portuguesa de Todo-o-terreno Turístico) e que tem actividades previstas já para os primeiros meses de 2008, em que vai ter a oportunidade de ficar a conhecer o significado do Judas4X4.
.
Neste momento a CentralTT reitera aqui uma palavra de encorajamento e o desejo das melhores felicidades para os seus projectos futuros... Que andem bem pelos maus caminhos... Aproveitamos ainda a ocasião para pedir desculpa, aos leitores e à organização deste evento, pelo atraso na publicação desta reportagem, determinada primeiro por questões informáticas e depois por opção editorial.

Receber Boletim Informattivo CentralTT