domingo, 4 de novembro de 2007

III Raid Tabuaço - 03 e 04 de Novembro

Pela terceira vez o Clube TT MontesTTraveços lançou o seu desafio. Desta vez em dois dias e com três pistas de obstáculos, um delas nocturna. 23 veículos disseram presente no sábado e 26 domingo para este que foi um verdadeiro raide, para quem o procurava, amaciado apenas pelas paisagens onde o Douro se realça sem esforço.
Mais e melhor!
.
O Douro está diferente. Vestiu tons terra e colocou uma face de quem já fez o seu serviço e está pronto para tirar a roupa e ir dormir. O cenário é imperdível mas as condições atmosféricas é que não andam pelos ajustes, com o Outono quente e seco a deixar alguns trilhos com a poeira que noutros tempos só se via no Verão.
.
Um roteiro de pouco mais de 30 km estava preparado para a manhã de sábado, com partida de Tabuaço e passagem por Val Figueira, Pinheiros, Barcos, Adorigo e com o almoço junto ao rio Távora, depois de passar mesmo ao lado do rio Douro.Após a partida (com mais de uma hora de atraso) logo os primeiros metros puseram em sentido a caravana com uma passagem pela pedreira da Jeremias Macedo a impor atenção, seguindo-se uma picada com direito a alternativa e duas calçadas romanas quase seguidas, num total de mais de 3 km dos primeiros 10, a serem mais que suficientes para a aquecer as suspensões e responder a quem procurava um raide.
Os aventureiros rumaram então declaradamente para visitar o Douro, o que significa que os trilhos se tornaram mais suaves, nalguns pontos a convidar a pisar no acelerador mas também com mais pó no cenário, registando-se uma paragem para um Porto de Honra numa Adega Regional em Adorigo que foi muito bem vinda.
.
Mais uns metros, e visto o rio Douro, foi tempo de voltar a subir entre vinhedos para os últimos 10 km em direcção ao rio Távora onde duas zonas fitadas em sequência convidavam a uma lavagem bem profunda das máquinas. Esta zona ribeirinha serviu assim para mergulhar um pouco, momentos antes do almoço, onde não podia faltar o já tradicional porco no espeto para retemperar as forças.De novo a caminho, os 7 km de regresso a Tabuaço foram rolantes e serviram de breve aperitivo para o prato forte da tarde que era a Pista de Trial, localizada para a zona de Sabroso.
.
O percurso aqui foi dos mais completos, misturando dificuldades naturais com artificiais, não ficando muitos tipos de obstáculos de fora. O público não se fez rogado aparecendo em grande número.
Com os dias mais curtos, aqui se passou a tarde, desfrutando da possibilidade de fazer repetidamente ou em sentido contrário a trialeira, antes de partir para o jantar em Tabuaço.
.
Recomposto o estômago, a noite trazia uma das novidades desta edição: uma pista trialeira, sobretudo natural, novamente para a mesma zona da tarde, agora junto do Santuário da Nossa Senhora de Sabroso, onde a presença do público voltou a surpreender pelo seu número, apesar da temperatura pouco convidativa, fechando assim um dia que só pode ser considerado de extremamente positivo.
Para o dia de domingo o roteiro de mais de 30 km levou a caravana para a zona sul do concelho, mais agreste e com excelentes trilhos a variarem entre os sinuosos lentos e os estradões rápidos. Esta volta final incluía a passagem por Chavães, Pedra do Cavalo, S. Mamede e Távora.Depois de mais um arranque para “aquecer as molas”, destaque neste percurso para uma zona a merecer alternativa ao quilómetro 8 e para a “Charca da Pedra do Cavalo”, com menos água que em Maio, ao quilómetro 15.
.
Logo a seguir uma descida complicada rumo à já conhecida pista de obstáculos junto ao Parque de S. Mamede foram os pontos que marcaram este Domingo, que certamente soube a pouco, apesar de tudo, para quem apareceu apenas neste dia.
No entanto, há que afirmar que esta etapa não decorreu dentro das expectativas, que estavam ainda mais altas pelo que se passou no dia anterior. Uma sequência de contratempos mecânicos, que travaram parte da caravana, a somar com um roteiro (road-boak) incompleto deixaram algumas manchas neste dia que terminou com o almoço após o regresso a Tabuaço.
.
Fechando esta reportagem, uma palavra para organização, o Clube TT MontesTTraveços, que evolui, conseguiu fazer mais e melhor. Salienta-se ainda a presença de elementos da organização em pontos-chave. Por outro lado, é positivo ver que agora começa a sofrer com “reclamações” relacionadas com questões que normalmente só são exigidas aos melhores, o que não deixa de ser uma posição invejável e um incentivo para continuar a evoluir, não descurando nunca os mais básicos pormenores.
.
PONTUAÇÃO (0-5):
PERCURSO TOTAL: 4
Zonas difíceis: 4
Passagens de água: 4
Paisagens: 4
Grau de dificuldade: 4
ORGANIZAÇÃO TOTAL: 4
Roteiro (Road-book+placas): 3
Apoio no terreno: 3
Bombeiros: 4
Apoio médico: n.d.
Refeições: 3
Alojamento: n.d.
.
Notas à organização:
1) Repetimos: "Há que acabar com o vício de que, em Portugal, nada começa a horas. E menos de um quarto de hora de atraso deve ser, para já, uma meta."
2) Repetimos: "Um “briefing” é fundamental para lembrar o regulamento do evento e reforçar questões ambientais e de civismo."
3) Um pequeno-almoço logo no início, por mais parco que seja, acaba por ser sempre uma boa ideia em especial para os participantes, sobretudo para os que vêm de mais longe, e quando a primeira paragem de reforço é a meio do percurso da manhã. Se não há, faça-se notar o pormenor para que sejam tomadas as devidas providências.
4) Nunca é demais realçar a importância de ter uns roteiros (road-books) na perfeição. Vistos, revistos e vistos novamente. Neste dia as setas foram muitas das vezes fundamentais para seguir em no caminho.
.
Aprecie o FotoFilme
Tema de fundo: WIPEOUT - "Dead Fumes"


FotoFilme noutra localização 01

FotoFilme noutra localização 02 (Sem Som)

...

Receber Boletim Informattivo CentralTT