domingo, 16 de março de 2008

Pelos Trilhos do Coração do Dão : 16 de Março

Mesmo com os limites impostos ao número de inscritos, quase duas centenas de pessoas marcaram presença em Nelas para a primeira edição do 'Pelos Trilhos do Coração do Dão', a 16 de Março, domingo, um evento sob a batuta do Moto Clube de Nelas. Uma manhã dominada por quase 80 quilómetros de trilhos e uma pista de obstáculos a preencher uma tarde com muito público marcaram este dia em que a gastronomia e o convívio tentaram ser as bandeiras a voar mais alto.Excelente recheio

A chuva tem andado arredia das paisagens portuguesas neste Inverno pelo que algum pó já era esperado nestes trilhos que, depois da concentração na Praça do Município de Nelas, levariam a caravana por Vilar Seco, Senhorim, Carvalhas, Póvoa de Luzianes, Folhadal e Lapa do Lobo antes de terminar a primeira parte com o almoço em Canas de Senhorim.
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A manhã estava recheada de paragens que, mais do que para retemperar forças com algum destaque para produtos da região, serviram sobretudo para dois dedos de conversa. Se na Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Póvoa de Luzianes, já passado o meio-dia, motos e jipes já andavam em tempos diferentes, logo na primeira paragem, na Associação Cultural e Desportiva de Vilar Seco, pouco depois da partida, a caravana rolava quase em uníssono.Até à primeira paragem, em Vilar Seco, os caminhos não apresentaram grandes argumentos, com a excepção de uma curta descida mais acentuada a exigir uma atenção especial na saída, sobretudo para as várias viaturas quase de origem que se aventuraram neste dia.
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Retomada a marcha, era servido agora o prato forte para quem procura emoções mais extremas, no percurso antes de chegar a Póvoa de Luzianes, com a comitiva a encontrar uma boa variedade de pisos e pequenas situações a recomendar atenção e deparar-se com a única passagem de água do dia, digna desse título.As nuvens altas bem tentavam proteger do Sol mas a estrela rapidamente secou a caravana que neste dia ultrapassou os limites impostos pela organização nas motos (só quads estiveram 55 e motos 17), com o número certo de meia centena de jipes.
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Pouco mais de meia hora depois de molhar as rodas era tempo de enfrentar uma "picada" a merecer "alternativa" cuja íngreme entrada causava as maiores dificuldades desta longa subida, com uma vista escondida para o Mondego, que acabou por servir de desculpa para uma paragem mais demorada para alguns.Depois de uma paragem em Póvoa de Luzianes, os quilómetros finais antes da chegada a Canas de Senhorim, mostraram-se bem compridos sobretudo para quem estava de olho na pista de obstáculos preparada junto ao local do almoço que acabou por se revelar bem simpática e agradável, um excelente aperitivo para a tarde.
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Tratado do almoço, o grosso da coluna devorou o pouco terreno que separa Canas de Senhorim de Nelas para chegar à sobremesa composta por duas pistas trialeiras independentes para jipes e motos, ambas com uma ou outra armadilha...O público fez questão de marcar presença em bom número, aglutinando-se a partir de certa altura sobretudo em dois pontos na bem longa faixa dos jipes que se revelaram como os mais complicados.
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Uma inclinada rampa antecedida de um pequeno lago acabava por ser, já na segunda metade do trajecto, um ponto de dificuldade especial quer pela água que limitava o ímpeto inicial, quer pelo piso que por estar solto ou já muito molhado limitava a tracção. Com um pouco de empenho (nuns casos e guincho noutros) lá se conseguia subir ao topo.A pista acabou por ser apenas percorrida num só sentido e foi a água que se tornou no factor que mais mossas causou aos mais aventureiros, com as mecânicas de alguns a merecerem alguns cuidados em plena zona de acção.
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Já perto do final do percurso uma vala (com um pouco de água) começou por se mostrar numa verdadeira armadilha impossível para os mais incautos, tal era agressividade de ângulos em tão curto terreno, mas que acabou por ser suavizada com a intervenção de uma retroescavadora mas mantendo-se, no entanto, fora do alcance de alguns.A jornada terminou já com a noite instalada e com o regresso a Nelas para um porco no espeto servido com as peripécias do dia.
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Está de parabéns o Moto Clube de Nelas e todos os envolvidos na organização deste evento, onde foi possível encontrar alguns pormenores de alto nível que em muito ultrapassaram algumas falhas de pormenor.

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PONTUAÇÃO CENTRALTT (0-5):
PERCURSO TOTAL: 4
Zonas difíceis: 3
Passagens de água: 3
Paisagens: 4
Grau de dificuldade: 3
ORGANIZAÇÃO TOTAL: 4
Atraso na partida: 2
Roteiro (fitas): 4
Apoio no terreno: 4
Bombeiros: 4
Apoio médico: n.d.
Refeições: 4
Alojamento: n.d.
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Notas à organização:
1) Depois de tantos quilómetros em andamento a zona de obstáculos perto do almoço deveria ter tido umas marcações mais reforçadas na sua entrada para que não passasse despercebida por alguns.
2) Com a partida do grosso da caravana após o almoço deveria de ter sido garantida a presença de alguém que desse indicações quanto ao caminho a seguir por terra para aqueles que ficaram para trás.
3) Os obstáculos numa pista de trial devem ser testados antes para garantir que não se perde tempo a compor as coisas à última da hora. Uma vala como a que foi criada na parte final é um excelente exemplo de como não se deve elaborar uma dificuldade. Há uma grande diferença entre o quase e o totalmente impossível.
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