domingo, 13 de abril de 2008

II Passeio TT Serra de Leomil : 13 de Abril

Quase 250 amantes do todo-o-terreno voltaram a invadir a vila de Leomil, no concelho Moimenta da Beira, no domingo dia 13 de Abril. O motivo foi o primeiro evento organizado pela Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil, sob a bandeira da Federação Portuguesa de Todo-o-terreno Turístico, tendo como cenário principal um dos mais altos pontos da metade norte do distrito de Viseu: a Serra de Leomil.

Todo-o-terreno a 100%


Estas terras que o escritor apelidou do Demo apresentaram-se com um extenso manto branco, fruto sobretudo das giestas em flor que acompanharam a quase meia centena de quilómetros de percurso para os 78 jipes e 90 km para as 80 motos.
.
O trajecto, sinalizado por fitas e road-book, foi dividido em duas partes com a primeira, depois da partida em Leomil, a virar costas à serra, passando por Paradinha, Fornos, Nagosa e Castelo, antes da paragem no Santuário de Nossa Senhora da Conceição para "rapar o pote", trocar as primeiras impressões e sobretudo apreciar as belas paisagens a perder de vista.
Esta primeira dúzia de quilómetros do Judas 4x4 (uma designação que acompanha os eventos desta organização) ficaram marcados por uma calçada romana entre muros e uma desafiadora rocha íngreme, saltando à vista ao olhar mais atento que, apesar de o dia se apresentar com um Sol envergonhado e sem chuva, a precipitação registada ao longo a semana anterior e, sobretudo, a passagem da vasta comitiva eram ingredientes que estavam prestes a aumentar a dificuldade dos trilhos desta jornada.
.
Retomada a marcha, o roteiro desta segunda parte marcava a passagem por terras de Beira Valente, Leomil, Pêra Velha, pelo Parque eólico da Serra de Leomil, antes do almoço.
.
Não foi preciso muito para, logo depois de mais um caminho romano, surgir o primeiro ponto quente do dia, uma passagem de água de paragem quase obrigatória que, com um curso bem guarnecido, naturalmente não estava ao alcance de todos mas que proporcionou algumas das melhores imagens do dia.Logo a seguir, o piso muito irregular de uma subida provocava algumas complicações mas o caminho apresentava-se agora um pouco mais rolante até se chegar a uma encosta onde três vias possíveis serviram de motivo de paragem que acabou por ser demasiado prolongada para o grosso da caravana, que se deliciava com as sucessivas tentativas e algumas vitórias, de pouco servindo os alertas de que esta era apenas uma das várias zonas de espectáculo reservadas para este dia.
.
O trajecto seguia agora em direcção ao Parque Florestal Judas 4x4, um espaço que resultou de uma acção ambiental incluída no dia da apresentação oficial da Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil, em Novembro de 2007, com passagem por um corta-fogo de piso muito complicado e antecedendo uma subida junto ao Penedo da Pena que acabou por ser cancelada pela organização devido à deterioração do terreno.Poucos quilómetros depois, ainda antes de chegar ao meio desta segunda parte, outra zona acabaria por ser também cancelada tal a forma como se encontravam alagados os terrenos. Este ponto marca o início de tempos mais rolantes, quase duas dezenas de quilómetros onde pontuaram sobretudo os estradões que no planalto convidavam agora a outras velocidades, com apenas uma zona onde a lama estendia uma armadilha para os menos atentos.Rapidamente se chegou à última encosta, já com o local do almoço na mira, onde uma descida convidava a maiores precauções e que a subir foi apelidada de "Rampa Impossível" para as motos. De facto, "impossível" não foi mas quase, como testemunhou o bastante público que não quis perder o espectáculo.
.
Pouco tempo foi desperdiçado no almoço, numa tenda instalada nos Moinhos da Tia Antoninha, pois o prato forte para muitos estava para ser servido na pista de obstáculos preparada para fechar o dia em beleza.Por uma vez apenas apareceu a chuva que levou a dispersar momentaneamente o muito público que fez questão de estar presente para ver os mais aventureiros à medida que percorriam uma série de rampas criadas em solo bem suave e que apenas constituíam maior perigo se a velocidade fosse excessiva.
.
Um obstáculo em particular destacou-se neste desafio pela dificuldade que representava, constituído por pneus e água antes de uma rampa que, cada vez mais enlameada, obrigava a que a maioria tivesse que ser rebocada para continuar, tudo isto mesmo em frente da zona onde mais gente se encontrava, gente que não se fazia rogada nos aplausos dos mais afortunados.Só mesmo com a noite instalada é que as máquinas pararam e a jornada se pôde dar por terminada com o convívio final junto ao pelourinho de Leomil, onde o porco no espeto imperou devidamente regado de histórias e peripécias de mais um Passeio TT Serra de Leomil.
.
Para finalizar resta dar os parabéns à organização, a Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil que conseguir mais uma vez mobilizar tanta gente para um dia tão bem passado onde tirando o atraso na partida, foi um somar de pontos positivos, sendo agora de desejar que mantenham o grande nível atingido (destacando-se o melhor "road-book turístico" da época) e continuem a surpreender.
.
Enquanto não chega o FotoFilme da CentralTT, pode ver alguns videos deste dia na página www.judas4x4.blogspot.com .


...:::......:::...Zona:Exclusiva:CentralTT...:::......:::...
...:::......:::...+ Início +...:::......:::...

PONTUAÇÃO CENTRALTT (0-5):
PERCURSO TOTAL: 4
Zonas difíceis: 5
Passagens de água: 3
Paisagens: 5
Grau de dificuldade: 4
ORGANIZAÇÃO TOTAL: 4
Atraso na partida: 1
Roteiro (fitas+"road-book"): 5
Apoio no terreno: 4
Bombeiros: 3
Apoio médico: n.d.
Refeições: 4
Alojamento: n.d.
.
Notas à organização:
1) Mesmo com tanto participante não se justifica tamanho atraso na partida.
2) Todos, e frisamos "todos" os pontos de reencontro entre os traçados das motos e dos jipes deveriam ter sido assinalados no roteiro, especialmente o primeiro que era provavelmente o mais perigoso.
3) Apesar de haver uma boa variedade de obstáculos na pista de final, deve ser objectivo futuro ter uma maior variedade de que o público se possa aperceber, o que certamente traria um maior brilho à pista.
4) Na pista, com tanta gente, a assistir e a participar, num espectáculo a durar tanto tempo, a possibilidade de ter bem visíveis e bem à mão instalações sanitárias é algo que deveria começar a ser uma preocupação.

...:::......:::...+ Final +...:::......:::...
...:::......:::...Zona:Exclusiva:CentralTT...:::......:::...

Receber Boletim Informattivo CentralTT